?
A escolha das caixas acústicas é algo um pouco complexo. é preciso verificar se as caixas atendem às suas necessidades de cobertura s?nica. A cobertura s?nica depende fundamentalmente de dois parametros: angulos de dispers?o (horizontal e vertical) e sensibilidade. Em geral, os fabricantes de caixas mais baratas n?o oferecem quaisquer informa??es sobre o produto além de potência e impedancia. Tente conseguir um teste das caixas no templo e veja como se comportam. Mas n?o esque?a de tentar obter essas informa??es com o vendedor, ou fabricante, se já n?o estiverem disponíveis. Sobre caixas ativas e passivas, acho as ativas, de longe, uma melhor op??o. As vantagens s?o muitas:
A. você pode mandar o sinal mixado por meio do multicabo, economizando na compra de cabos para caixas;
B. praticamente elimina o problema de baixo fator de amortecimento, que é fun??o da impedancia. As resistências dos cabos se somam às impedancias das caixas, diminuindo o fator de amortecimento, degradando o desempenho dos amplificadores. Como nas caixas ativas, os cabos s?o eliminados, o fator de amortecimento do amplificador embutido na caixa n?o sofre altera??o;
C. ocupam menos espa?o e facilitam o transporte.
A principal desvantagem é o pre?o mais salgado.
- Verifique se o módulo amplificador admite liga??o Bridge, possui crossover ativo, passa-alta, baixa e controle de ganho para cada par de canais;
- Verifique sua potência RMS, contínua a 4 Ohms (Root Mean Square) com baixa distor??o. ( 30W RMS é o suficiente para sistemas para o dia a dia, 50W ou acima já servem para fazer um bom barulho fora do carro);
- Verifique a impedancia mínima que o amplificador aguenta. Normalmente fica em 2 Ohms em estéreo e 4 Ohms em bridge;
- Verifique sua rela??o Sinal/Ruído. Os melhores amplificadores tem a rela??o acima de 100dB. Quanto maior esse valor, menor o ruído;
- Verifique seu damping factor. Indica a capacidade do amplificador de controlar o alto-falante;
- Verifique a potência RMS suportada. Deve ser compatível com a potência fornecida pelo amplificador;
- Verifique sua eficiência dB/m (SPL) , quanto maior, mais sensível é o alto-falante e mais SPL ele produz por cada Watt de potência;
- Verifique sua impedancia. N?o pode ser menor que a suportada pelo amplificador;
- Se você vai usar vários falantes em paralelo ou em série, tenha preferência por falantes de bobinas duplas ou aqueles de 2 ou 8 Ohms;
- Verifique se o subwoofer é específico para caixas seladas ou dutadas;
- Compre espumar protetoras para os microfones. Troque-as periodicamente (no máximo de 6 em 6 meses);
- Oriente os usuário. Mostre como usar os equipamentos, quais cuidados devem ser mantidos e etc;
- Revise seus conectores a cada de 6 em 6 meses, e prefira por marcas prestigiadas e de qualidade conhecida.
- Sempre proteja seu set depois do uso com o case, capa e afins. Um dos principais motivos de desgaste de equipamentos eletr?nicos é a poeira;
- Submeta o seu equipamento a inspe??o técnica, ao menos uma vez por ano. O técnico irá te informar o que está acontecendo, e o que deve melhorar e/ou ser trocado;
- Verifique as conex?es da caixa. Plugues mal conservador tendem a causar curto-circuito e danificar o aparelho;
- Me?a a impedancia do sistema caixa e cabos periodicamente. Veja se ela sofre muita altera??o, comparando os níveis dela sem o cabo e com o cabo. Se sim, verifique se os cabos est?o enferrujados. Talvez esteja na hora de troca-los;
- Mantenha seu equipamento longe da poeira, e em local arejado;
- Submeta o seu equipamento a inspe??o técnica, ao menos uma vez por ano. O técnico irá te informar o que está acontecendo, e o que deve melhorar e/ou ser trocado;
- Ligue os amplificadores por último, e os desligo em primeiro. Sempre com os atenuadores fechados;
- Mantenha um histórico de cada equipamento, a partir do dia da aquisi??o e registrando as ocorrências de manuten??o;
é normal comprar uma mesa de som e n?o conseguir a equaliza??o perfeita. O som fica muito poluído, o reverb fica muito fraco, ou muito forte e dá microfonia atrapalhando tudo. E a solu??o é simples:
"O segredo n?o é acrescentar o que está faltando... é somente tirar o que está sobrando."
é comum o ganho de agudo estar aberto, e a pessoa achar que está muito agudo e aumentaro grave. Esta atitude polui o som, aumentando as frequências no parametro geral, gerando microfonias, e reverbera??o natural excessiva em ambientes pequenos. O correto é, primeiro, limpar o som. Está muito grave? N?o coloque agudo. Tire o grave gradualmente até atingir um nível satisfatório, e depois complete com o médio, e um pouco de agudo. Você atingirá uma sonoridade surpreendente!
Observe também, se o ambiente possui azulejos, poucos móveis ou mesas perto. Isso gera uma reverbera??o natural, que dispensa o uso de reverb na mesa. O reverb nada mais é que preenchimento de ambiência. E quando o ambiente já é preenchido naturalmente, a sobrecarga de estímulos de preenchimento dessa ambiência, acaba fazendo o som "embolar". O principal é você saber que é capaz de resolver tudo com apenas um pouquinho de for?a de vontade, por mais complexa que seja a aparelhagem de áudio. Sabendo disso, você ganhará confian?a nas suas equaliza??es, e ainda melhor, ganhará com a qualidade de áudio que fornece ao ouvido das demais pessoas.
Artigo na integra